Os Ranchos Carnavalescos mais conhecidos

Foto com integrantes do Rancho Ameno Resedá

Ameno Rosedá

O Ameno Resedá foi o mais famoso de todos os ranchos carnavalescos da cidade do Rio de Janeiro. Entre seus integrantes esteve o cantor e compositor Oscar José de Almeida.

No rancho Ameno Resedá, os instrumentistas de choro tocavam seus oficleides, bombardinos, bombardões, clarinetes, tubas, saxofones, flautas, cavaquinhos, violões, entre outros. Sua sede ficava inicialmente no Catete e seus desfiles eram organizados em torno de um tema. O rancho foi recebido pelo Presidente Hermes da Fonseca para desfilar nos jardins do Palácio Guanabara em 1911, com o enredo “A Corte de Belzebu”. O “Ameno Resedá” até 1941 empolgou os carnavais cariocas sob a batuta atenta de músicos chorões.

Foto com integrantes do Rancho Recreio das Flores

Recreio das Flores

Esse famoso rancho carnavalesco da cidade do Rio de Janeiro era localizado no bairro da Saúde, em 1900. Ligado ao pessoal da Resistência, o Sindicato dos Estivadores do Porto do Rio, o rancho era liderado pelo espanhol Antonio Infante Zayas, Antoniquinho. Entre seus integrantes esteve o cantor e compositor Oscar José de Almeida.

Foto com integrantes do Rancho Flor do Abacate

Flor do Abacate

O Flor do Abacate foi um Rancho carnavalesco sediado no Largo do Machado, na cidade do Rio de Janeiro. Se colocava como rival do Rancho Ameno Resedá. Foi o rancho do qual participava o músico Álvaro Sandim, e D. Emerentina, mãe da famosa compositora Dona Ivone Lara.

O rancho foi o campeão do Carnaval do Rio em 1911 com o enredo Reinado da Turquia, em 1919 com Corte dos Doges, em 1924 com Salomão e a Rainha de Sabá. Em 1928, desfilou com o enredo Orgia Latina. Voltou a vencer em 1930, e em 1931, com o tema Átila e os Hunos, e 1932, com A tomada de Babilônia pelos persas, foi tricampeão consecutivo.

...